Filosofia da Física (2020)

Filosofia da Física (2020)

Osvaldo Pessoa Jr. - Filosofia, FFLCH, USP – opessoa@usp.br  –  2° semestre de 2020
2as-feiras e 4as-feiras, 16:00-17:40 hs.

O curso consiste de uma introdução à filosofia da física, voltada principalmente para a física clássica, mas também para as questões contemporâneas. Discutem-se os conceitos fundamentais das teorias físicas, da metodologia experimental e da filosofia da ciência, salientando os debates entre diferentes interpretações de uma teoria física. O curso busca trabalhar as competências de reflexão conceitual, discussão organizada, leitura atenta e redação cuidadosa. O enfoque de cada um dos temas será principalmente conceitual e filosófico, buscando-se levantar e discutir um problema em cada aula. A avaliação consistirá de duas atividades e um trabalho final, com tema livre.

Na presente versão à distância, as Aulas serão gravadas em vídeo e áudio, e deverão ser vistas antes dos correspondentes Encontros. A plataforma a ser usada para as atividades do curso é o e-Disciplinas (Moodle): https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=81208. Porém, os Encontros se darão fora desta plataforma, no Google Meet: https://meet.google.com/dmd-yepv-bng . Já as Aulas terão suas versões em áudio disponibilizados na plataforma de e-Disciplina e no grupo de whatsapp dos alunos: https://chat.whatsapp.com/EeQRliaqdL6710oObqyRkl . Os vídeos dessas Aulas e tb. dos Encontros estão em: https://www.youtube.com/watch?v=2wWBiTjQvzE&list=PLKimDD32hr52WOJaD9SZ3Bt3BEqXei698&index=5

Cada Aula gravada terá em torno de 50 mins, geralmente dividida em quatro blocos, e cada Encontro bisSemanal para discussão terá de 60 a 90 mins. A carga total de Aulas + Encontros é em torno de 60 horas; a seguir contamos cada hora com um *.
 

 "Perspectiva de dentro", de Ernst Mach, em sua Análise das sensações (1886).

    "Perspectiva de dentro", de Ernst Mach,
      em sua Análise das sensações (1886).

 

Informativos e Roteiros:  
Cronograma (versão em construção, com datas dos Encontros)

 

Notas de Aula:

Capa e sumário 
Cap. I. Filosofia nas controvérsias científicas   
Cap. II. As fronteiras da intuição   
Cap. III. Realismo e verdade   
Cap. IV. Variantes do antirrealismo   
Cap. V. Paradoxos de Zenão   
Cap. VI. Filosofia da matemática    
Cap. VII. Natureza física do tempo   
Cap. VIII. Análises filosóficas do tempo   
Cap. IX. Natureza relativística do tempo   
Cap. X. Filosofia mecânica   
Cap. XI. O conceito de "força" em Newton   
Cap. XII. Experimento do balde e espaço absoluto   
Cap. XIII. A curvatura do espaço-tempo   
Cap. XIV. Determinismo e probabilidade  
Cap. XV. Princípios de mínima ação   
Cap. XVI. Axiomatização da mecânica clássica   
Cap. XVII: Simetrias   
Cap. XVIII. Luz como onda eletromagnética   
Cap. XIX. Luz como fóton e a física quântica
Cap. XX. Contexto da descoberta do eletromagnetismo   
Cap. XXI. A ontologia do eletromagnetismo   
Cap. XXII. O embate entre tradições no eletromagnetismo   
Cap. XXIII: Termodinâmica e energética   
Cap. XXIV: Mecânica estatística e irreversibilidade   
Cap. XXV: Demônio de Maxwell e a física da computação
Cap. XXVI: Redução versus emergência    

Tarefas:

Encontro 1 (17/08):  Apresentação. 

Para Encontro 2 (19/08): Aula 01. Ler Cap. I, seções 1,2,5,8.  
Leitura optativa 
sobre a controvérsia das cordas: Smolin x Polchinski
Leitura optativa: Weinberg-Contra-Filosofia (especialmente. pp. 133 a 139).

Para Encontro 3 (24/08): Aula 02. Ler Cap. II, seções 1,3,4,5,6,7.
Leituras optativas para a Filosofia da mente:
Chalmers (1995): O enigma da experiência consciente. 
Fodor (1981): O problema mente-corpo.

Para Encontro 4 (26/08): Aula 03. Ler Cap. III.
Leituras optativas de Filosofia da ciência:
Okasha (2002): Realismo e antirrealismo.  


Para Encontro 5 (31/08): Aula 04. Ler Cap. IV.
Ler sobre a controvérsia  Planck x Mach.

Para Encontro 6 (02/09): Aula 05. Ler Cap. V.
Leitura optativa: Comentários de Aristóteles sobre Zenão.

Para Encontro 7 (09/09), Aula 06. Ler Cap. VI.
Leitura optativa: Wigner-Desarrazoada.

Para Encontro 8 (14/09), Aula 07. Ler Cap. VII.

Para Encontro 9 (16/09), Aula 08. Ler Cap. VIII, seções 1-5.
Leitura optativa: McTaggart (1927) (referente às seções optativas 6-7).

Para Encontro 10 (21/09), Aula 09. Ler Cap. IX, seção 1. (2-5 optativa)
Leitura optativa: Fernflores (2012) sobre E=mc².

Para Encontro 11 (28/09), Aula 10. Ler Cap. X.

Para Encontro 12 (30/09), Aula 11. Ler Cap. XI.
Leitura optativa: Rankine (1855)

Para Encontro 13 (14/09), Aula 12. Ler Cap. XII.
Leituras optativas: 
Newton-Espaço (De gravitatione e experimento do balde),
e Mach-Espaço  (Ciência da mecânica, cap. II, seção 2)

Textos futuros:

Ler Maxwell (1855).   
(i) Stallo, (ii) Lübeck. Leitura optativa: 
(iii): Mach-Atomismo-Inicial; (iv): Mach-Crítica-ao-Atomismo,
Ler Anderson (Mais é diferente)


Leitura optativa extra:

Teorias de (quase) tudo:
Abdalla &  Casali (2003): Cordas, dimensões e teoria M   
Ambjorn, Jurkiewicz & Loll (2008): Universo auto-organizado (espaço-tempo fractal)  Berkovits & Greene (2004): Teoria das cordas   
Smolin (2004): Átomos de espaço e tempo (gravitação quântica em laço)  

Filosofia da ciência:
Debate Gellner x Feyerabend  (1980).

Natureza do tempo:
Início do tempo p/ teoria das cordas: Veneziano (2004)

Filosofia do espaço-tempo:
    Callender & Hoefer: Philosophy of space-time physics
     Experimentos relativísticos 1: Dilatação temporal em múons   
     Experimentos relativísticos 2: Paradoxo dos gêmeos em aviões  

Reducionismo x emergentismo:
     Weinberg-Dois vivas ao reducionismo    
     Weisskopf (1965): In defense of high-energy physics

Maratona Mach:  
                            (iii): Mach-Mecanica-Massa 
                            (iv): Mach-Análise-das-Sensações
                            (v): Mach-Paralelismo-Psicofísico 
                            (vi): Mach-Economia-da-Ciencia         
                            (vii): Mach-Adaptação-das-Ideias     

Filosofia do Eletromagnetismo:
Maxwell e a desmecanização da física (V.A. Bezerra)  
Mutual embrace of  electricity and magnetism (Norton Wise)

Termodinâmica:
Duhem-Inglesa-1 (parte 1)
Duhem-Inglesa-2 (parte 2)

Física do séc. XX:
Dois textos retirados de: Freire Jr., O.; Pessoa Jr., O. & Bromberg, J.L. (orgs.), Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, Eduepb e Livraria da Física, 2010.
Joas (2010): Campos que interagem   
Lehner (2010): Realismo de Einstein e MQ
Olival Freire (1997): Ciência e filosofia na experiência socialista  

Linques sugeridos por alunos:

9) Os seguintes documentários tocam em temas abordados em suas aulas de FiFi, como Cosmologia, Relatividade, Curvatura do Universo, Natureza do Espaço e Vazio:  https://youtu.be/rKPv8zApee0https://youtu.be/gXbIzc3bcT8 . Sds, Marco Antonio Sá Pereira da Silva, 01/10/2020

8) Estava lendo os textos sobre Filosofia do Tempo que foram estudados essa semana e eles me recordaram bastante de um livro que li recentemente "A ordem do tempo", de Carlo Rovelli (Rio de Janeiro: Objetiva, 2018). Nele, o autor defende uma certa noção de inexistência do tempo com base em argumentos físicos provenientes da Mecânica Quântica, Relatividade Restrita, Termodinâmica e, em última instância, Gravitação Quântica em Laços (que é sua área de atuação) e depois discute como a noção de tempo percebida por nós pode ser reconstruída a partir dos conceitos estranhos que ter-se-ia na escala de Planck. Vale a pena mencionar também outros dois livros interessantes: "A realidade não é o que parece: a estrutura elementar das coisas", também do Carlo Rovelli (Rio de Janeiro: Objetiva, 2017) e "Lost in math: how beauty leads physics astray", da Sabine Hossenfelder (New York: Basic Books, 2018). Desconheço traduções para o português desde último. O primeiro aborda a Gravitação Quântica em Laço. O segundo discute até onde os argumentos de beleza e simetria têm lugar na Física e se eles são a fonte da "estagnação" da Física Fundamental nos últimos 40 anos. Ele contém diversas entrevistas com físicos da área, e eu acho particularmente interessante a entrevista com o Steven Weinberg, dado que ele parece ter e usar noções de Filosofia muito mais profundas do que se esperaria de alguém que julga que a Filosofia não tem propósito em meio à Física (p. 97).  (Níckolas Alves, 19/09/2020)

7) Venho sugerir este vídeo para o seu site. Ele fala sobre emergentismo: https://www.youtube.com/watch?v=16W7c0mb-rE 
(Giovani Garcia, 23/11/2017). Resposta do profe:
O vídeo é muito legal. Mas ele banaliza um pouco as questões filosóficas, que ficam escondidas.
(1) Eu costumava chamar o fenômeno em questão de "auto-organização". Não sei se o termo mudou para "emergência", entre os físicos.
(2) Todos concordam que uma molécula de água não é "molhada", a não ser no limite de molécula única. Reducionistas e emergentistas concordam. O ponto filosófico é se a partir das propriedades de uma molécula única, incluindo suas relações com outras moléculas, um "demônio escalar" poderia deduzir as propriedades macroscópicas, etc. 
(3) Passar de uma colônia de formigas para uma colônia de humanos tem uma grande diferença: humanos são conscientes, e há o problema mente-corpo que tem que ser resolvido (na medida do possível) para completar a explicação. Aparentemente, a consciência das formigas inexiste, mas vai saber, né?
(4) Isso é um problema para a tua geração de físicos biológicos resolver. Mas o primeiro passo para resolver um problema é formulá-lo, e isso já está sendo feito...  Abs, OP

6) Estou enviando o link de textos do Lawrence Sklar. Só sobre concepções a respeito do espaço, o Crítica na Rede tem 6 textos dele. São:
* Problemas filosóficos tradicionais sobre o espaço e o tempo: http://criticanarede.com/est_realrecriada.html
* O debate entre Newton e Leibniz: http://criticanarede.com/cie_sklar.html
* A gravidade e a curvatura do espaço-tempo: http://criticanarede.com/cie_gravidade.html
* Como sabemos qual é a verdadeira geometria do mundo?: http://criticanarede.com/cie_geometria.html
* Do espaço e do tempo ao espaço-tempo: http://criticanarede.com/cie_newton.html
* Que tipo de ser tem o espaço-tempo?: http://criticanarede.com/cie_sertempo.html
Além disso, há no site alguns textos também do Lawrence Sklar que tratam da relação entre filosofia e física. Podem ser interessantes no tocante ao tema da primeira aula! (Victor Moraes, 09/10/2017)

5) Passo alguns vídeos tratando da prova de que o conjunto dos números reais é maior que o dos naturais. Como foi um ponto sobre o qual parte da turma teve dúvida, talvez seja útil. Os vídeos são Numberphile e Vsauce  (Victor Moraes, 29/08/2017)

4) Why doesn't Time Flow Backwords? - Relaciona o conceito de entropia e flecha do tempo. Esse é o primeiro vídeo de uma série de cinco sobre entropia e tempo. Recomendo fortemente o segundo também, sobre causalidade. Os vídeos são mais curtos e bem didáticos. Há legendas em português :)  (MZ)

3) Relativity Paradox - Mostra um interessante "paradoxo" da Relatividade Restrita, mas, mais do que isso, demonstra como eventos simultâneos para um observador podem ocorrer em tempos diferentes para outro. O canal se chama Sixty Symbols e também trata mais de Física do que de Filosofia. Entretanto, penso que haja algumas exceções e alguns vídeos que possam ser de interess, como "Do Atoms Ever Touch?", "Planck Length" e "Why is Light slower in Glass?"Os vídeos não possuem legendas em português :(    (MZ)

2) What is NOT Random? - Vídeo que discute temas como Demônio de Laplace, informação, aleatoriedade, determinação do futuro e livre arbítrio. Contém legendas em português :) O canal se chama Veritasium e é muito bom, mas no geral discute mais Física do que Filosofia da Física. (MZ)

1) Are space and time an illusion? - Neste vídeo, o autor defende a existência do espaço-tempo e discorre sobre as implicações desta posição. Eu achei muito bom!  (Martim Zurita, 28/10/2016)

 Última atualização: 27/09/20