Filosofia das Ciências Neurais (2018)

Filosofia das Ciências Neurais (2018)

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência III

Osvaldo Pessoa Jr. - Filosofia, FFLCH, USP – opessoa@usp.br  –  2° semestre de 2018
5as-feiras 14:00-18:00 h, sala 24

Este é um curso introdutório sobre a “filosofia das ciências neurais”. O objetivo é estudar alguns textos clássicas da filosofia da mente e examinar alguns tópicos da neurociência do último século. O professor acredita que grandes avanços e surpresas estão em gestação nas ciências da mente, e que os filósofos podem contribuir para esta provável revolução científica. Leremos textos clássicos, e também textos importantes da literatura de língua inglesa do Pós-Guerra. Enfocaremos também experimentos e concepções de neurocientistas. Seminários optativos de leitura serão realizados depois das aulas, das 18:10 às 19:10 h. A avaliação consistirá de uma prova no final do curso e de um pequeno trabalho final (5 pgs.) de tema livre. 

Informativos:
Cronograma (atualizado em maio)  
Bibliografia  (atualizada para 2018)

Arquivo lexicográfico  (atualizada para 2018)
Roteiro de estudos para Atividade em sala de aula (14/06)

 

Notas de aula:

Cap. I: Funcionalismo vs. substancialismo 
Cap. II: Materialismo vs. espiritualismo  
Cap. III: Sensações qualitativas  

Cap. IV: O problema mente-corpo ao longo da história  
Cap. V: Reducionismo vs. emergentismo   

 

Tópicos e Leituras:

As "leituras em aula" e "leituras para a aula" serão discutidas em aula, e cobradas na avaliação. As "leituras dos seminários" devem ser lidas, mas a presença do aluno no seminário é opcional. As "leituras recomendadas" não são urgentes, mas devem também ser estudadas. As "leituras optativas" são interessantes, mas não serão cobradas. Vídeos são optativos. Todos os textos estão em português, mas sempre que possível estão disponibilizadas as edições originais.                                                                                                                   

Giorgio De Chirico, "As vexações do pensador" (1937)

Giorgio De Chirico, "As vexações do pensador" (1937)

Aula 1: 08/03.
Apresentação. Uma máquina pode ter consciência?
B
ehaviorismo vs. mentalismo; funcionalismo x substancialismo.
Leitura recomendada: Searle, cap. III, § 1-4 (p. 97-116).
Leitura optativa: Artigo de Turing e em inglês (1950).
Vídeo: debate columbino (Skinner & Epstein x Köhler): parte 1 e parte 2
                      
Aula 2: 15/03.
Materialismo x espiritualismo. Superveniência. 

Leitura optativa: Bonjour & Baker, p. 199-205.
Leitura paralela 1: Opinião dos pré-aristotélicos.
Leitura optativa: Trechos do Fédon (Platão).

Aula 3: 22/03.
O problema difícil e a lacuna explicativa. Qualia e o experimento do quarto de Mary.
Leitura para duas aulas: Chalmers,  versão em inglês
Leitura paralela 2: Descartes Paixões da alma 
Texto auxiliar: "Descartes and the pineal gland", de G.-J. Lokhorst.    
Leituras optativas: Aristóteles, Da alma (Lv. 2, cap. 1), Dennett  (qualia)
e sobre o quarto de Mary:  Jackson (1986). 

Aula 4: 05/04.
Paralelismo psicofísico. Redução versus emergência. Continuação de Chalmers.
Leituras para aula: Leibniz-Relogio-Monad e  Fechner.
Leitura paralela: 
Locke (versão em inglês). 
                        
Aula 5: 12/04.
Passeios pelo encéfalo I: ler alguns dos seguintes textos:
(1) Encéfalo triuno de McLean, segundo Sagan.
(2) Localização das memórias: Sacks: "Reminiscência".
      Texto de 
Penfield, e vídeos: Penfield e Torrada queimada.
(3) Lateralização cortical: texto de Jill Bolte Taylor (caps. 2-5) e vídeo Jill Bolte Taylor.
     Comissurotomia: Bicalho, e texto de Sperryversão em inglês.

(4) Vídeo: 7 minutos com as gêmeas craniópagas Tatiana & Krista.

Aula 6: 19/04.
Pampsiquismo e pamprotopsiquismo.

Ler Russell - mente e matéria (1956). Leitura optativa: Clifford (1878). 
Optativo: críticas de James-VI (1890, cap. VI) ao pamprotopsiquismo, em inglês.

Aula 7: 26/04
Intencionalidade: Ler 
Brentano (1874).
Epifenomenismo.  Ler: Huxley (1874), versão completa em inglês.
Optativo: críticas de James-V (1890, cap. V) ao epifenomenismo, em inglês.

Aula 8: 03/05
Behaviorismo lógico e radical. Funcionalismo. Leitura para três aulas: Fodor.
Leitura optativa:  Ryle-Mito de Descartes.

Aula 9: 10/05
Materialismo australiano: tese da identidade mente-encéfalo. Leitura para aula: Place. Leitura optativa:
 Smart (1989), p. 153-56 e Pat Churchland (1994). 
Leitura optativa: Bergson,  Cérebro e pensamento (1904).

Aula 10: 17/05
3a Jornada de Filosofia das Ciências Neurais (em classe).


Aula 11: 24/05
Funcionalismo. Continuação de Fodor. Argumento da múltipla realizabilidade. Ler: Putnam (1966). 
Crítica ao funcionalismo: o argumento do quarto chinês. Leitura opcional:  Searle-chines

Leitura paralela: Nagel-Problema-mente-corpo
Entrega pelo professor do roteiro de estudos.

Aula 12: 07/06
Revisão para a Atividade 1.

Aula 13: 14/06
Atividade 1 (em aula). 

Aula 14: 21/06. Cancelada

Aula 15: 28/06
Liberdade de ação e liberdade da vontade. Libet: pré-datação e livre arbítrio. Leitura optativa: Nagel - Morcego (1974).
Texto optativo: Panksepp sobre Eccles, Penfield e Sperry.

Entrega dos trabalhos pelos alunos até dia 05/07, na secretaria.

                                                 

Linques de Alunos:

Informações interessantes para o e-mail do professor serão postadas aqui. Estão incluídos os comentários de anos anteriores.

41) Envio algumas referências sobre a Teoria da Informação Integrada (IIT) do Giulio Tononi. A melhor introdução não-formal da teoria: "Consicousness: here there, but not everywhere". Há também a apresentação formal da IIT em sua última versão. Para um review recente sobre Correlatos Neurais da Consciência: "Neural correlates of consciousness: progress and problems". Artigo sobre a discussão Anterior x Posterior (posição do Tononi e colegas, mas o artigo aponta para os adversários): "Are the Neural Correlates of Consciousness in the Front or in the Back of the Cerebral Cortex? Clinical and Neuroimaging Evidence". Acho a teoria de uma riqueza impressionante, tanto do ponto de vista científico como filosófico, com implicações grandiosas caso ela esteja minimamente certa. (Renzo Comolatti, 22/04/2018)

40) Depois de ler e assistir alguns vídeos do Searle pensei: Como seria um encontro do Searle e do Kurzweil? Pois vc acredita que eu achei um video onde o Searle dá uma palestra sobre consciência e inteligência artificial na Google? E ainda com o Kurzweil sentado na primeira cadeira? Olha só: 
https://www.youtube.com/watch?v=rHKwIYsPXLg
Eu achei o video incrível! Imagina vc falar que não é possível uma máquina pensar para um monte de engenheiro que se ocupa exatamente de construir máquinas pensantes? (Luciana Santos Barbosa, 31/03/2018)

39) Imagino que este texto sobre Inteligência Artificial possa contribuir para o curso de Filosofia das Ciências Neurais desses semestre.(Pedro Côrtes Loureiro, 19/03/2018)

38) Segue anexo sobre matérias publicadas no Jornal do CREMESP de outubro que acho que podem ser interessantes. O tema é o trans-humanismo, que acho muito afim com o objeto do curso. A entrevista com o médico norueguês tem relação com a matéria, embora não cite diretamente o termo trans-humanismo (Sergio Pittelli, 14/11/2017).

37) Aqui vai o link para a matéria do NYT  sobre a linguagem nos roedores cães-da-pradaria: https://www.nytimes.com/2017/05/12/magazine/can-prairie-dogs-talk.html No site do pesquisador (http://conslobodchikoff.com) tem também uns vídeos interessantes (Raquel Krempel, 27/09/2017) 

36) Achei um texto interessante sobre um pesquisador que teve uma experiência de anomia (perda total ou parcial temporária da capacidade linguística) e relatou os eventos em primeira pessoa, além da relação curiosa entre linguagem e pensamento. Nesse caso, a seção "Language and Thought" parece ser a mais interessante: 
http://faculty.washington.edu/losterho/ashcraft.pdf 
(Tales Silva, 25/09/2017)

35) Oito questões relacionadas à consciência (Zé Eli, 11/09/2017).

34) Entrevistas no closer to truth (repare que mais embaixo na página há links para diversas outras séries de entrevistas sobre a mente): https://www.closertotruth.com/series/physics-consciousness (Victor Sholl, 24/08/2017) 

33) Artigo interessante sobre as diferenças entre cérebro e computador. Escrito para a revista eletrônica de ciência e filosofia Aeon, traduzido pelo site Sociedade Científica. vendo o artigo original e um pouco sobre o autor, imagino que se trate de um argumento behaviorista. http://socientifica.com.br/2017/06/o-cerebro-vazio/  (Pedro Côrtes Loureiro, 06/08/2017)

32) Algumas matérias interessantes: 
http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/07/inteligencia-artificial-de-projeto-do-facebook-cria-linguagem-propria.html 
http://gizmodo.uol.com.br/cientistas-gif-dna/ 
http://www.iflscience.com/brain/direct-brain-brain-communication-used-humans/  
(Pedro Côrtes Loureiro, 03/08/2017)

31) Lembrei que havia ficado de mandar um email sobre os experimentos com LSD, segue artigo do The Guardian
https://www.theguardian.com/science/2016/apr/11/lsd-impact-brain-revealed-groundbreaking-images
Outra coisa, hoje no Clube de Biologia Sintética discutimos sobre as pesquisas atuais para extender o tempo de vida. Vários pontos da apresentação me lembraram as discussões em sala e as leituras. Por exemplo, a criogenia de um cérebro é muito mais barata do que a do corpo inteiro: "for whole body preservation you would need a minimum policy of $200,000, and for neuropreservation you would need a minimum policy of $80,000", informação disponível no site da Alcor http://www.alcor.org/FAQs/faq01.html#cost   (Clarissa Reche, 10/05/2016).

30) Conforme prometi no seminário da última quinta-feira, segue artigo publicado na Nature sobre o problema de Molineux (André Nascimento, 20/04/2016).

29)  Segue texto sobre o que conversamos, sobre o tema da Inteligência Articifial, de Marvin Minsly (1927-2016):  Why people think computers can't   (José Augusto dos Santos Jr, 25/02/2016).

28) Texto "Dor", de Murat Aydede, da Stanford Encyclopedia of Philosophy, traduzido por Miguel Romero (13/05/2014).

27)  Segue o artigo que mencionei aula passada sobre experiência fora do corpo (Rogério Teza, 29/04/2014).

26) Segue a entrevista com Searle, que eu havia falado na aula  (Lucas Machado, 09/04/2014)

25) Achei esse artigo muito interessante pelo panorama que oferece, apesar de breve:  http://io9.com/you-ll-probably-never-upload-your-mind-into-a-computer-474941498  (Taik Chiba, 25/11/2013)

24) Segue um artigo bem interessante sobre sinestesia, para compartilhar no site: http://www.apa.org/monitor/mar01/synesthesia.aspx   (Taik Chiba, 22/10/2013)

23) Segue um curso online de neurociência que começará esse mês, oferecido por Harvard, que talvez seja interessante para aqueles que quiserem se aprofundar mais no assunto: https://www.edx.org/course/harvard-university/mcb80-1x/fundamentals-neuroscience-part-i/925   (Lucas Machado, 30/09/2013)

22) Esse vídeo me lembrou algumas discussões sobre a "experiência da vermelhidão" que tivemos durante o curso de Filosofia das Ciências Neurais: http://www.youtube.com/watch?v=evQsOFQju08  (Ágata Soares, 26/09/2013)

21) Acabei de ver uma notícia muito interessante: pesquisadores conseguiram fazer a primeira interface não-invasiva entre dois cérebros! Segue o link: 
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/08/130827122713.htm  (Lucas Machado, 01/09).

20) Segue o texto do Bostrom, sobre se estamos vivendo em uma simulação, que foi falado em aula (Lucas Machado, 21/08/2013).

19) Estou enviando um paper  de 2003 em que Crick & Koch explicitamente abandonam os disparos neuronais  sincronizados na freqüência de 40 Hz como correlato neural da consciência (item 9. 2°§): Crick-Koch-2003. Searle, em seu livro O Mistério da Consciência, p. 56-61, critica Crick por confundir reducionismo eliminatório com emergentismo causal, pois ao mesmo tempo diz que: (1) está em busca de correlatos neurais e (2) que a consciência na realidade é apenas o resultado do comportamento de um vasto complexo de células nervosas. Ou seja, Crick não distingue entre a afirmação de que a consciência é a atividade neuronal da afirmação de que a consciência é causada pela atividade neuronal. De qualquer maneira, considero que Crick não acrescenta nada ao problema da consciência. Obviamente a consciência não é o disparo neuronal sincronizado na freqüência de 40 Hz (como admitido pelo próprio Crick), mas se a consciência é causada por esses disparos, ficamos ainda na dependência do mecanismo explicativo, e a tese não passa de mais uma simples suposição.  É por essa razão  que eu acredito que o trabalho de Crick não repercutiu na comunidade da neurociência. Muito interessante é que em uma conferencia que está no youtube, http://www.youtube.com/watch?v=1Kvv7fKadyc , podemos escutar Crick aceitando as críticas de Searle quando diz: “ E certamente temos que considerar isso quando chegamos ao 'significado'. E não queremos dizer significado em termos de palavras, mas significado no sentido que John Searle, o filósofo, me disse: 'aqui você tem neurônios, uma parte do cérebro, conjuntos de neurônios, que respondem - falando de modo geral - a rostos. Então como o resto do cérebro sabe que aquilo corresponde a um rosto?' - E esta é, realmente, uma questão muito interessante. Você não está consciente, como mostra o filósofo, do disparo dos neurônios como tal, você está ciente do rosto. Alguns dizem que isto seria ser transparente quanto ao que você está ciente, e assim por diante. Então, certamente temos que pensar sobre isso.”  (João Lauda, 18/06/2011)

18) Há um site interessante sobre plantas e drogas psicoativas:  http://www.erowid.org/  Tem textos e imagens bem interessantes, além de alguns relatos.

17) Saiu uma matéria interessantíssima para o curso no NYT: Could Conjoined Twins Share a Mind?, sobre gêmeas ligadas pelo crânio cujos cérebros também se conectam. Vai o link: http://www.nytimes.com/2011/05/29/magazine/could-conjoined-twins-share-a-mind.html  (Daniel Martins de Barros, 13/06/2011)   

16) Segue o link para o documentário completo do Oliver Sacks que eu comentei em aula: http://vimeo.com/5445261 (Fernando Sepe, 19/05/2011)

15) Encontrei esse curso online do Sapolsky, da Universidade de Stanford, e acredito que as discussões deste possam ser muito interessante para as nossas aulas.O curso inteiro encontra-se disponível no Youtube e pode ser acessado por esse link: http://www.youtube.com/playlist?p=848F2368C90DDC3D (Pedro Gabriel Costa, 17/05/2011).

14) Estou enviando um paper de de 2010 de Svend Brinkmann (em inglês) em que o autor desenvolve uma teoria funcionalista que entende a mente como um conjunto de habilidades e disposições constituídas por mediadores tais como o corpo, o cérebro, as práticas sociais e as tecnologias. Junto com o artigo original estou enviando a tradução que eu fiz, a qual, na dependência de sua avaliação, talvez possa ser útil. (João Carlos Lauda, 12/05/2011)

13) Encontrei um site interessante que simula daltonismo. É só colocar um endereço de site na barra e clicar RUN VISCHECK:
       http://www.vischeck.com/vischeck/vischeckURL.php  Tem relação com o que temos discutido no curso, no caso da vermelhidão, etc.
      (Antônio Fernandes Santos, 07/05/2011)

12) Linques sobre Libet: três artigos experimentais, mais recentes, que exploram os problemas levantados por Libet.
      D.M. Wegner (2003), The mind's best trick
      P. Haggard (2005), Conscious intention  (sugestões de Hamilton Haddad)
      C.S. Herrmann et al. (2008), A new interpretation of Libet's experiments (sugestão de João Carlos Lauda)

11) Dois textos jornalísticos:   Furões reconectados
                                              Peixe tem consciência?

10) Linques sobre Penfield: 
   (a) Vídeo de Penfield relembrando uma operação com sua paciente:  http://www.youtube.com/watch?v=52bYneF6JEk&feature=related
   (b) Excelente blog "Neurophilosophy", em inglês, de Moheb Costandi, com vários assuntos, entre eles um relato do cartógrafo neural Penfield.
   (c) Em português, excelente história da estimulação elétrica cerebral, por Renato Sabbatini (Unicamp):
         http://www.cerebromente.org.br/n18/history/stimulation_p.htm

9) Robô funcionalmente consciente?  (Daniel Martins de Barros, 04/04/2011)

8) Conforme solicitado no noturno, eis outro texto de Bergson - Alma e Corpo .

7) Olá professor, gostaria de compartilhar algumas coisas que encontrei na internet. (Pedro Costa, 29/03/2011). Este site apresenta uma máquina feita para passar no Teste de Turing, nós podemos conversar com ela, e não raramente ela surpreende: http://www.cleverbot.com/  E este vídeo eu encontrei essa semana, diz bastante a respeito dos nossos estudos sobre o cérebro; optogenética: http://www.ted.com/talks/gero_miesenboeck.html

6) Em anexo envio arquivo pdf com artigo de um filósofo brasileiro, onde a ideia de um projeto fisicalista em Freud é mais ou menos explicitamente abordada. (Helgis Cristófaro, 22/03/2011)
Furlan, “Natureza e economia em Freud” (2000)

5) Segue anexo aquele texto que sugeri sobre a evolução do sistema nervoso, que está em formato bem acessível para leigos e talvez seja apropriado para nossa turma avançar na compreensão do aparelho mental. (Miguel Romero, 21/03/2011)  Schmidek & Cantus, “Evolução do cérebro” (2008)

4) Aqui estão o link para o artigo de que eu tinha falado na primeira aula, sobre animais muito inteligentes, e o link para a imagem do left brain/right brain que eu mostrei hoje (Lucas Machado, 21/03/2011).
Artigo: 
http://www.cracked.com/article_18930_6-amazingly-intelligent-animals-that-will-creep-you-out.html (É um site de humor, mas os casos, mesmo que descritos com uma boa dose de humor, são verdadeiros)
Imagem: 
http://adscreative.files.wordpress.com/2011/02/mercedes_passion-72dpi.jpg

3) Estou enviando dois textos de autores que trabalham com linguística cognitiva e que podem ser interessantes para o estudo das ciências da mente (Caio Travaglio, 02/03/2011)
Mark Johnson, “Mind incarnate” (2006)
Lakoff & Johnson, “Metaphorical structure” (1980)


2) Segue abaixo o site com um programa online para visualização do cérebro e o link para fazer o download desse aplicativo para iphone/ipod/ipad. Além deste programa eles têm mais animações sobre células, distúrbios, cognição, modelagem, etc. (Lincoln Zacconi, 02/03/2011)
http://www.g2conline.org/2022

1) Essa matéria não é uma completa novidade, mas ela fala uma coisa interessante: parte de área que processa dados (ou informações) visuais passa a ter função linguística. (Angela Gomes, 02/03/2011) 
http://web.mit.edu/newsoffice/2011/brain-language-0301.html


Última atualização: 08/07/18

 

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