Filosofia da Física (2019)
Osvaldo Pessoa Jr. - Filosofia, FFLCH, USP – opessoa@usp.br – 2° semestre de 2019
3as-feiras e 5as-feiras, 19:10-20:50 h, sala 2019
O curso consiste de uma introdução à filosofia da física, voltada principalmente para a física clássica, mas também para as questões contemporâneas. Discutem-se os conceitos fundamentais das teorias físicas, da metodologia experimental e da filosofia da ciência, salientando os debates entre diferentes interpretações de uma teoria física. O curso busca trabalhar as competências de reflexão conceitual, discussão organizada, formação de opinião, leitura atenta e redação cuidadosa. O enfoque de cada um dos temas será principalmente conceitual e filosófico, buscando-se levantar e discutir um problema em cada aula.
Informativos e Roteiros:
Cronograma (versão de outubro)
Notas de Aula:
Capa e sumário
Cap. I. Filosofia nas controvérsias científicas
Cap. II. As fronteiras da intuição
Cap. III. Realismo e verdade
Cap. IV. Variantes do antirrealismo
Cap. V. Paradoxos de Zenão
Cap. VI. Filosofia da matemática
Cap. VII. Natureza do tempo
Cap. VIII. Análises filosóficas do tempo
Cap. IX. Natureza relativística do tempo
Cap. X. Filosofia mecânica
Cap. XI. O conceito de "força" em Newton
Cap. XII. Experimento do balde e espaço absoluto
Cap. XIII. A curvatura do espaço-tempo
Cap. XIV. Determinismo e probabilidade
Cap. XV. Princípios de mínima ação
Cap. XVI. Axiomatização da mecânica clássica
Cap. XVII: Simetrias
Cap. XVIII. Luz como onda eletromagnética
Cap. XIX. Luz como fóton e a física quântica
Cap. XX. Contexto da descoberta do eletromagnetismo
Cap. XXI. A ontologia do eletromagnetismo
Cap. XXII. O embate entre tradições no eletromagnetismo
Cap. XXIII: Termodinâmica e energética
Cap. XXIV: Mecânica estatística e irreversibilidade
Cap. XXV: Demônio de Maxwell e a física da computação
Cap. XXVI: Redução versus emergência
Tarefas:
Para Aula 1 (01/08): Ler Cap. I, seção 1.
Aula 2 (06/08): Ler Cap. II, seções 1-6.
Aula 3 (08/08): Ler Cap. III, seções 1-3.
Aula 4 (13/08): Ler sobre a controvérsia Planck x Mach.
Aula 5 (15/08): Ler Cap. III, seções 4-5.
Aula 6 (27/08): Ler Cap. VI. Leitura optativa: Wigner-Desarrazoada.
Aula 7 (29/08): Ler Cap. VII, inteiro.
Aula 8 (10/09): Ler Cap. VIII, seções 1-4.
Aula 9 (12/09): Ler Cap. IX, seção 1
Aula 10 (17/09): Ler Cap. XII, inteiro.
Aula 11 (19/09): Ler sobre a controvérsia das cordas: Smolin x Polchinski.
Aula 12 (24/09): Ler Ler Newton-Espaço (De gravitatione e experimento do balde)
Ler Mach-Espaço (Ciência da mecânica, cap. II, seção 2)
Aula 13 (26/09): Ler Cap.XIII, seções 1-4.
Aula 14 (01/10): Rever o Roteiro para a Avaliação
Aula 15 (03/10): 1a Avaliação
Aula 16 (10/10): Ler Cap.XVIII, seções 1-4.
Aula 17 (22/10): Ler Cap. XIX, seções 1-2.
Aula 18 (24/10): Ler Maxwell-Analogia (Introdução a "Sobre as linhas de força de Faraday"). Ler Cap. XX.
Aula 19 (29/10): Ler Cap. XXI, e Cap. XXII, seções 1-2.
Aula 20 (31/10): Ler sobre a controvérsia dos átomos: (i) Stallo, (ii) Lübeck.
Leitura optativa: (iii): Mach-Atomismo-Inicial; (iv): Mach-Crítica-ao-Atomismo.
Tarefas vindouras:
Ler Anderson (Mais é diferente)
Textos adicionais (optativos):
Filosofia da ciência:
Okasha (2002): Realismo e antirrealismo
Debate Gellner x Feyerabend (1980)
Filosofia da matemática:
Comentários de Aristóteles sobre Zenão.
Física da consciência:
Chalmers (1995): O enigma da experiência consciente
Fodor (1981): O problema mente-corpo
Teorias de (quase) tudo:
Abdalla & Casali (2003): Cordas, dimensões e teoria M
Ambjorn, Jurkiewicz & Loll (2008): Universo auto-organizado (espaço-tempo fractal) Berkovits & Greene (2004): Teoria das cordas
Smolin (2004): Átomos de espaço e tempo (gravitação quântica em laço)
Natureza do tempo:
Argumento de McTaggart (1927) da irrealidade do tempo.
Resumo de Priest sobre lógica temporal e McTaggart (trad. Edélcio Gonçalves)
Início do tempo p/ teoria das cordas: Veneziano (2004)
Filosofia do espaço-tempo:
Callender & Hoefer: Philosophy of space-time physics
Experimentos relativísticos 1: Dilatação temporal em múons
Experimentos relativísticos 2: Paradoxo dos gêmeos em aviões
Reducionismo x emergentismo:
Weinberg-Contra-Filosofia (especialmente. pp. 133 a 139)
Weinberg-Dois vivas ao reducionismo
Weisskopf (1965): In defense of high-energy physics
Maratona Mach:
(iii): Mach-Mecanica-Massa
(iv): Mach-Análise-das-Sensações
(v): Mach-Paralelismo-Psicofísico
(vi): Mach-Economia-da-Ciencia
(vii): Mach-Adaptação-das-Ideias
Filosofia do Eletromagnetismo:
Maxwell e a desmecanização da física (V.A. Bezerra)
Mutual embrace of electricity and magnetism (Norton Wise)
Termodinâmica:
Duhem-Inglesa-1 (parte 1)
Duhem-Inglesa-2 (parte 2)
Física do séc. XX:
Dois textos retirados de: Freire Jr., O.; Pessoa Jr., O. & Bromberg, J.L. (orgs.), Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, Eduepb e Livraria da Física, 2010.
Joas (2010): Campos que interagem
Lehner (2010): Realismo de Einstein e MQ
Olival Freire (1997): Ciência e filosofia na experiência socialista
Linques sugeridos por alunos:
7) Venho sugerir este vídeo para o seu site. Ele fala sobre emergentismo: https://www.youtube.com/watch?v=16W7c0mb-rE
(Giovani Garcia, 23/11/2017). Resposta do profe:
O vídeo é muito legal. Mas ele banaliza um pouco as questões filosóficas, que ficam escondidas.
(1) Eu costumava chamar o fenômeno em questão de "auto-organização". Não sei se o termo mudou para "emergência", entre os físicos.
(2) Todos concordam que uma molécula de água não é "molhada", a não ser no limite de molécula única. Reducionistas e emergentistas concordam. O ponto filosófico é se a partir das propriedades de uma molécula única, incluindo suas relações com outras moléculas, um "demônio escalar" poderia deduzir as propriedades macroscópicas, etc.
(3) Passar de uma colônia de formigas para uma colônia de humanos tem uma grande diferença: humanos são conscientes, e há o problema mente-corpo que tem que ser resolvido (na medida do possível) para completar a explicação. Aparentemente, a consciência das formigas inexiste, mas vai saber, né?
(4) Isso é um problema para a tua geração de físicos biológicos resolver. Mas o primeiro passo para resolver um problema é formulá-lo, e isso já está sendo feito... Abs, OP
6) Estou enviando o link de textos do Lawrence Sklar. Só sobre concepções a respeito do espaço, o Crítica na Rede tem 6 textos dele. São:
* Problemas filosóficos tradicionais sobre o espaço e o tempo: http://criticanarede.com/est_realrecriada.html
* O debate entre Newton e Leibniz: http://criticanarede.com/cie_sklar.html
* A gravidade e a curvatura do espaço-tempo: http://criticanarede.com/cie_gravidade.html
* Como sabemos qual é a verdadeira geometria do mundo?: http://criticanarede.com/cie_geometria.html
* Do espaço e do tempo ao espaço-tempo: http://criticanarede.com/cie_newton.html
* Que tipo de ser tem o espaço-tempo?: http://criticanarede.com/cie_sertempo.html
Além disso, há no site alguns textos também do Lawrence Sklar que tratam da relação entre filosofia e física. Podem ser interessantes no tocante ao tema da primeira aula! (Victor Moraes, 09/10/2017)
5) Passo alguns vídeos tratando da prova de que o conjunto dos números reais é maior que o dos naturais. Como foi um ponto sobre o qual parte da turma teve dúvida, talvez seja útil. Os vídeos são Numberphile e Vsauce (Victor Moraes, 29/08/2017)
4) Why doesn't Time Flow Backwords? - Relaciona o conceito de entropia e flecha do tempo. Esse é o primeiro vídeo de uma série de cinco sobre entropia e tempo. Recomendo fortemente o segundo também, sobre causalidade. Os vídeos são mais curtos e bem didáticos. Há legendas em português :) (MZ)
3) Relativity Paradox - Mostra um interessante "paradoxo" da Relatividade Restrita, mas, mais do que isso, demonstra como eventos simultâneos para um observador podem ocorrer em tempos diferentes para outro. O canal se chama Sixty Simbols e também trata mais de Física do que de Filosofia. Entretanto, penso que haja algumas excessões e alguns vídeos que possam te interessar, como "Do Atoms Ever Touch?", "Planck Length" e "Why is Light slower in Glass?"Os vídeos não possuem legendas em português :( (MZ)
2) What is NOT Random? - Vídeo que discute temas como Demônio de Laplace, informação, aleatoriedade, determinação do futuro e livre arbítrio. Contém legendas em português :) O canal se chama Veritasium e é muito bom, mas no geral discute mais Física do que Filosofia da Física. (MZ)
1) Are space and time an illusion? - Neste vídeo, o autor defende a existência do espaço-tempo e discorre sobre as implicações desta posição. Eu achei muito bom! (Martim Zurita, 28/10/2016)
– Última atualização: 31/10/2019